segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Meu ambiente


*Júlio Nessin







Na ponta
No lado
No meio...
Mas não pela metade!...
Um meio todo
Um meio cheio
Cheio de vida em meio à diversidade
Um ambiente que nos dá vida
A própria vida em busca da eternidade...
Na tenra idade do universo
Busco nos meus versos
Clamar por essa realidade...
Respeitem o meio ambiente
Que é seu e é meu
E isso eu afirmo com preocupação
Por causa de toda ocupação desregrada
O consumo que consome o mundo
E que some o nome no fundo
Por pura vaidade exagerada.

Publicado no Recanto das Letras em 05/06/2008
Código do texto: T1021449

*Júlio Nessin: Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Desenho, Especialista em Gestão Ambiental e Poeta


EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS


Rose Tunala *

A crescente necessidade de se criar uma consciência individual e coletiva sólida sobre as relações dos seres entre si, do ser humano com ele mesmo e do ser humano com seus semelhantes, faz com que cada dia mais a educação ambiental se torne prioritária em todos os ramos de nossa sociedade.
Educação ambiental, tecnicamente falando, tem por objetivo disseminar conhecimentos sobre o ambiente a fim de promover sua preservação e a utilização de seus recursos de modo sustentável. Porém, sendo aplicada unicamente por essa óptica se viabilizaria apenas o conhecimento e não a tão desejada consciência ecológica.
A educação ambiental nas escolas é considerada o caminho mais curto para se criar essa consciência, uma vez que, se bem que capacitados, professores são perfeitos multiplicadores de conceitos e padrões de comportamentos. Há pedagogos que defendem sua implantação como uma disciplina específica, porém a grande maioria concorda com a LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999 , onde determina que a educação ambiental deve ser desenvolvida no currículo de ensino como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal. Nesse caso, de maneira interdisciplinar o ambiente deve ser abordado em seus aspectos físicos, químicos, biológicos, sociais, econômicos, psicológicos e tantos outros, de forma a promover a sustentabilidade através atividades diversas, teóricas e práticas.
No ensino básico, principalmente nas primeiras séries, o professor tem um grande poder de persuasão, e, é nessa fase que as crianças estão formando suas personalidades que a acompanharão para o resto da vida. Se bem trabalhadas, essas crianças se tornam solos fecundos para serem plantadas boas idéias e atitudes. Nesse contexto devem estar inseridos a escola, a família e a sociedade como um todo. As atividades não podem se restringir à sala de aula. São necessárias ações práticas onde envolva comprometimento pessoal de todos com a causa ambiental. Podemos citar ações como: Campanhas praia limpa, campanhas contra a dengue, concursos de redações e poesias, cultivo de hortas comunitárias, conscientização de coleta seletiva de lixo, palestras direcionadas para as famílias e sociedade em geral, entre tantas mais.
Essas ações geralmente ocorrem isoladas, na semana do meio ambiente, dia da árvore e outras datas sugestivas, porém para que possamos um dia conviver em um ambiente equilibrado com os seres em harmonia entre si, se faz necessária uma educação ambiental com mais atitude, mais presença, mais constância e menos retórica.

* Rose Tunala é licenciada em Ciências Biológicas e escritora

Links de Rose Tunala:
Recanto das Letras: http://recantodasletras.uol.com.br/autor.php?id=30803
Blog de Rose Tunala: http://www.rosetunaladecorpoealma.blogspot.com/