terça-feira, 28 de outubro de 2008

Água

A água constitui um elemento essencial à vida, devendo chegar com qualidade e quantidade adequadas para atender às suas necessidades. O homem, além de utilizar a água para o desempenho de suas atividades enquanto ser vivo – higiene pessoal e ambiental, lavagem de utensílios, cocção, entre outros – faz uso da água especialmente como elemento de desenvolvimento econômico (em, por exemplo, processos industriais de transformação e fabricação, como veículo de transporte, solvente, refrigerante e insumo incorporado).
De acordo com dados do International Hydrological Programme da UNESCO sobre recursos hídricos, o volume total de água no planeta é calculado em torno de 1,4 bilhões km³. Porém, 97,5% dessa água é salgada, e está basicamente nos mares e oceanos. A água doce, que só representa 2,5% do total, está em sua maior parte nas calotas polares, estando apenas 0,3% desta disponível e de fácil acesso em lagos, rios e lençóis subterrâneos pouco profundos.
O crescimento populacional constante e o desenvolvimento das atividades humanas, com distribuições quase sempre não homogêneas espacialmente, e a disposição de água também irregular, contribuem para o aumento de pressão sobre os mananciais existentes.
Desta forma, a escassez de água no planeta torna-se evidente como uma preocupação mundial. Hoje, está ficando cada vez mais difícil encontrar água de qualidade. Isso devido à poluição de rios, represas e do solo, decorrente da própria ocupação e atividade humana.

http://www.pura.poli.usp.br/index.html

Um Tombo, Uma Lição


*Lorena Mossa

Hoje, quero compartilhar um tombo. Ahhhh, eu e meus tombos...

Lembro-me do último ao pé do pão de açúcar, em boas companhias e com dois carros estacionados que conseguiram amortecer minha queda. Assistir 1,71 elevado ao SALTO, se esborrachando no chão deve ser um ótimo estímulo para liberação da serotonina...

Mas caindo, temos de nos levantar, querendo ou não,temos de nos levantar. E quanto mais caímos, quanto mais nos levantamos, essa é a lógica.

No entanto, em todas as quedas existem os aprendizados, vejamos meu exemplo que, ao longo do meu desenvolvimento caí inúmeras vezes, sempre me levantando, a diferença consiste no Know-how adquirido, hoje eu me levanto tão rápido quanto caio, é a evolução natural, como a própria evolução de nossas vidas.

Ontem foi meu último tombo, ou seja, foi uma queda espetacular(o último sempre é melhor, ou pior,depende de que cai).

Não havia nada ao meu redor para que pudesse me apoiar, como no caso de cima. E ainda assim, sem nenhum apoio, a queda foi maravilhosa, meus cd's se desmembraram de sua proteção, as próprias proteções se desmembraram, transformando-se em várias peças que me levou a recolher uma por uma, o mais rápido que podia, pois estava a caminho de uma pizza, e esse era o meu maior objetivo, degustar uma deliciosa pizza.

Recolhendo meus pertences e ouvindo uma vozinha comovida e chorona chamando"mamãããããããe", fui amparada por um amigo anônimo que imediatamente pegou meu livrinho, que tinha voado para longe, ajudou-me a levantar, passando o para minhas mãos, coincidências a parte o título do livro é: "Levanta-te e Anda" de Cenyra Pinto...

Minha felicidade era tamanha pois naquele momento parecia que nada me abatia, nem a dor no joelho nem a torção do tornozelo...
O universo trabalhava a meu favor...

-Essa é uma passagem da minha vida, muito fresca, aconteceu ontem...

Na verdade, quero lhes dizer o que podemos trazer para o nosso dia-dia com um tombo.

Cada vez que você se sentir caído, desanimado, desamparado, lembre-se desse ocorrido.

Seja rápido e reaja, não deixe que nada venha abater você e sua vida.

Levanta-te quantas vezes for preciso, e cada vez que tu te levantares, mais fortalecidos estarás...

Lembre-se também do amparo, embora ao cair estivesse sem apoio para me segurar, fui amparada ao me levantar, e tu estás amparado o tempo todo.

Lembrem-se sempre: Levanta-te e anda, levanta-te e segue...
Nunca desanimes, mesmo nos momentos em que te sentires mais abandonado e só, sempre haverá uma mão caridosa, um ombro amigo e um colo acolhedor a te amparar...Fiquem com Deus e que ele os abençoe sempre.
Com Amor,

L~^(09/09/08)

Lorena Mossa
Publicado no Recanto das Letras em 12/10/2008
Código do texto: T1225220
http://recantodasletras.uol.com.br/mensagens/1225220

*Lorena Mossa
http://lorenamossa.blogspot.com/